Moçambique: Catalisando Crescimento Através De Diversida

Com aproximadamente 100 trilhões de pés cúbicos de reservas de gás comprovadas, as maiores reservas inexploradas de carvão do mundo e a maior instalação de energia hidrelétrica da África Austral, Moçambique está pronta para transformar sua economia e catalisar o crescimento regional através da riqueza de seus recursos naturais, consolidando seu status como um grande competidor global durante o processo.

Sob a administração de S.E. Presidente Filipe Jacinto Nyusi, o país tem implementado uma série de reformas governamentais proativas com o objetivo de melhorar a facilidade de se fazer negócios e reformular estruturas fiscais, legais e regulatórias, posicionando o país como um mercado chave a ser observado em 2021.

Moçambique foi impulsionada à linha de frente do cenário global de energia devido ao desenvolvimento da Área 1 e Área 4 na Bacia Rovuma, considerada um dos dois grandes

projetos de gás offshore do continente, juntamente com o projeto de gás natural liquificado flutuante (GNLF) Coral South, que atuará como a primeira instalação ultra-deepwater de GNLF na África. Desenvolvimentos de grande escala do gás originaram uma sucessão de atividades em mid e downstream que procuram monetizar o gás para energia e para a produção de combustíveis líquidos para uso doméstico e para exportação regional, incluindo o gasoduto de Cabo Delgado para Richard’s Bay, o projeto Nacala GNL para Powership e Afungi Gas para o projeto Liquids.

A competitividade de Moçambique como um destino para investimentos consistem de suas descobertas de excelência, mas também em sua abordagem criteriosa em desenvolver seu setor energético, no qual o gás natural tem se posicionado como um meio de gerar diversificação econômica de longo prazo, o desenvolvimento de competências e a criação de empregos. A industrialização através da monetização de iniciativas do gás, por exemplo, possui a habilidade de aumentar a renda doméstica, criar mais exportações e em maiores quantidades, e reduzir sua vulnerabilidade junto à volatilidade do Mercado global. Aumentar a taxa de acesso à eletricidade 0 que atualmente gira em torno de 40% – através de iniciativas focadas no gás servirá para eletrificar tanto casas quanto indústrias.

Juntamente com avanços renováveis e tecnologias off-grid, Moçambique está cimentando uma fundação forte sobre a qual não somente fortalecerá a cadeia de valores energética, como também diversificará setores não-energéticos, incluindo turismo, mineração, agricultura e indústria. Complementando os depósitos substanciais de gás e minérios do país está sua costa com 2.500km; uma localização geográfica estratégica como acesso direto a portos oceânicos para países sem costa marítima; uma população que cresce rapidamente, da qual 45% é abaixo de 15 anos; e um florescente mercado de bens, serviços e trabalho. Como resultado, a agenda nacional está focada em atrair investimentos diretos estrangeiros para setores prioritários a fim de estimular crescimento sócio econômico de longo prazo e sustentável.

Join us for the Mozambique Gas & Power 2021 conference and exhibition, in Maputo, Mozambique.

Share:

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin

Latest Posts

Subscribe For Updates

Sign up for latest news and event info

Copyright © 2021 Africa Oil & Power. Privacy Policy · Terms of Use