Agência do Petróleo de Angola (ANPG) toma medidas para tornar a ronda de licita-ções de 2020 mais transparente

A Agência Nacional de Petróleo, Gás e Biocombustíveis concede acesso a pacotes de dados para os interessados em participar na ronda de licenciamento de 2020 agora em curso.

A Agência do Petróleo de Angola agora permite que os interessados em participar na ronda de licenciamento de blocos petrolíferos de 2020 nas Bacias onshore do Kwanza e do Baixo Congo que se encontra agora em curso, consultem os pacotes de dados disponíveis, antes de os adquirir. Isto, espera a ANPG, irá aumentar a transparência do processo, conforme pretende o quadro legal aplicável. Permitirá garantir que os participantes qualificados tenham a confiança necessária para iniciar o processo e assegurar acordos no final do processo. Isso reduzirá significativamente o risco de as empresas entrarem no processo com muitas incertezas. As empresas interessadas precisam apenas de registar o seu interesse junto da ANPG por meio de carta ou e-mail, solicitando uma sessão gratuita de consulta de dados. A sessão pode ser ministrada virtualmente ou pessoalmente.

A ronda de licenciamento em curso está de acordo com o Decreto Presidencial 52/19, que prevê rondas de licitações anuais até 2025. O regulador angolano, a ANPG, pretende despertar o interesse, muito para além dos tradicionais actores do sector do petróleo e gás angolano. Atenção especial tem sido dada para atrair exploradores de médio porte para as bacias de Angola que se mostraram prolíficas nos últimos anos e proporcionaram retornos para empresas muito acima das médias da indústria noutros locais. Seis licenças onshore na Bacia do Kwanza e três licenças onshore na Bacia do Baixo Congo estão atualmente em oferta nesta ronda. O Decreto Presidencial 52/19 também especifica que os blocos serão adjudicados por concurso público, concurso público restrito e negociação direta com prazos claros estabelecidos.

Os dados disponíveis fornecerão uma base sólida sobre a qual serão construídos modelos para entender o potencial de petróleo e gás dos blocos em oferta. Ter acesso aos pacotes de dados, que incluem as informações mais relevantes e essenciais sobre as áreas de interesse, ajudará os potenciais exploradores a preparar as suas propostas e a sua estratégia futura para a exploração e desenvolvimento dessas concessões. Dois pacotes de dados estão disponíveis atualmente, cada um representando uma bacia onshore em oferta:

1. Pacote de Dados da Bacia Terrestre do Baixo Congo, onde estão em oferta três (3) Blocos, nomeadamente CON 1, 5 e 6. Este pacote contém as informações obtidas a seguir que também abrangem os Blocos adjacentes:

  • Informações geológicas referentes aos 24 poços dos 3 blocos a serem licita-dos e aos 33 poços restantes dos blocos adjacentes, constituindo informa-ções adicionais
  • 14 relatórios de estudo detalhando a estratigrafia, o componente estrutural e a prospectividade da área
  • Estudo de acessibilidade (atlas)
  • Informações georreferenciadas (mapas)
  • Informação jurídico/legal

2. O Pacote de Dados da Bacia Terrestre do Kwanza, onde estão em oferta seis (6) blocos, nomeadamente KON 5, 6, 8, 9, 17 e 20, também não contém apenas os da-dos dos blocos a licitar, mas inclui informação sobre os blocos adjacentes perten-centes a esta bacia. O pacote inclui:

  • Informações geológicas (relatórios e logs) de 47 poços, dos quais 36 perten-cem aos blocos em oferta e 11 poços pertencentes aos blocos vizinhos.
  • 13 relatórios de abandono dos principais campos da bacia
  • Dados sísmicos (Vintage Sismic)
  • Estudo de acessibilidade (atlas)
  • Informações georreferenciadas (mapas)
  • Informação jurídico/legal

Nota: É importante notar que os dados geofísicos (sísmicos e magnetométricos) não fa-zem parte dos pacotes de dados. 

A Agência Nacional de Petróleo, Gás e Biocombustíveis de Angola conta com a Africa Oil & Power (AOP) – a plataforma líder de promoção de investimento no sector energético africano – como consultora. Por favor contacte joao@africaoilandpower.com para mais informações. 

Join us on 15-16 June 2021 for Angola Oil & Gas 2021.

REGISTER NOW SPONSOR & EXHIBITCONTACT US